Drible a falta de experiência para conquistar vaga de trainee


Com bom marketing pessoal e atitudes estratégicas, candidatos podem contornar o risco de serem eliminados. "Mérito supera experiência", diz especialista da Page Talent

Luciane Macedo, Brasil 247

Muitos candidatos a conquistar uma vaga nos programas de trainee se preocupam, por antecipação, com sua falta de experiência profissional. Durante o processo seletivo, ficam receosos de que possam ser eliminados por conta disso. Embora a ausência de vivência prática na área profissional desejada possa ser uma ameaça, ela não deve ser considerada um entrave. É possível contornar o risco de eliminação com um bom marketing pessoal e atitudes estratégicas no momento da seleção, assegura Manoela Costa, gerente da Page Talent -- unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees.

"Muitas vezes, o mérito supera a experiência", comenta a especialista. "O candidato tem que mostrar onde ele se destaca em relação aos colegas e valorizar seus pontos fortes", explica Manoela. "O potencial de liderança, por exemplo, é extremamente valorizado pelos recrutadores", assinala. "É comum que, ao selecionar um candidato, a prioridade caia sobre aqueles que têm características essenciais para uma boa gestão, como facilidade de trabalho em equipe, criatividade e dinamismo", ensina a especialista. "Portanto, qualquer atividade que ateste o espírito empreendedor do candidato a trainee será notada, inclusive ter liderado projetos anteriores, mesmo que sem relação com o cargo pretendido, ou envolvimento em atividades acadêmicas e sociais".

Segundo a gerente da Page Talent, mesmo que ainda não tenha estagiado ou começado a trabalhar, o essencial é que o candidato mostre que aproveitou o tempo da graduação para se engajar e adquirir vivência. "Estamos falando de jovens talentos, e o programa de trainee é justamente para alguém que vai seguir em treinamento", lembra Manoela. "À exceção de programas mais técnicos, que podem exigir, por exemplo, engenheiros já com algum tempo de formados e alguma experiência, a maioria dos programas quer saber como o candidato usa o tempo na graduação", explica. "Então, tem que falar das atividades extracurriculares. Um mês no exterior, por exemplo, já é uma experiência que agrega".
Foto: Shutterstock
Abobadário Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: